Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Espanha: número de porcos supera o número de pessoas

Situação pode levar a graves problemas ambientais. Atualmente, existem 50 milhões de porcos em Espanha.

Espanha: número de porcos supera o número de pessoas

As autoridades espanholas encontram-se com um problema em mãos que poderá vir a tornar-se muito grave: estão registados mais 3,5 milhões de suínos do que população espanhola. A informação foi avançada pelo jornal britânico The Guardian, que cita dados do Ministério espanhol com a pasta do Ambiente. 

Atualmente, existem 50 milhões de porcos em Espanha e 46,5 milhões de pessoas a viver no país.

O aumento do número de suínos tem sido gradual. Há mais nove milhões de suínos desde 2013. Este aumento reflete-se numa preocupação para os espanhóis dado que a pecuária é um dos maiores produtores de gases de efeito de estufa. 

Para além disso, trata-se de uma produção que exige elevados gastos de água - em média, 15 litros de água por dia e por animal. 

Por outro lado, a contaminação das águas por parte dos resíduos provenientes da produção pecuária afeta já várias regiões do país. 

Segundo o The Guardian, trata-se de uma indústria que produz, por ano, mais de quatro milhões de toneladas de produtos e que em 2017 gerou mais de seis milhões de euros.

A carne de porco é a mais consumida em Espanha, sendo que, em média, cada espanhol ingere 21 quilos de carne de porco por ano.