Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Novo drone entrega café a quem precisa

Aparelho é capaz de perceber pedidos e detetar quais os funcionários mais desgastados que precisam de cafeína.

Novo drone entrega café a quem precisa

Um drone capaz de detetar o cansaço dos trabalhadores e de servir-lhes café foi criado no início do mês de agosto, pela International Business Machines (IBM), empresa de tecnologia e informática.

O sistema foi patenteado pela empresa e poderá vir a ser usado em cafetarias, escritórios de trabalho e bares.

Estes drones vão estar equipados com câmaras e sensores biométricos de modo a identificarem as pessoas que querem ou precisam de um café ou de uma bebida.

Quanto às pessoas que querem, o drone é capaz de captar um movimento predefinido como o levantar da mão para de forma a que o mecanismo perceba.

Já os que precisam, o sistema do drone deteta as expressões faciais, a dilatação das pupilas e a pressão arterial. 

A máquina ainda é capaz de prever a necessidade de cafeína, ao procurar dados como a hora a que a pessoa acordou e o horário das reuniões de trabalho.

O café seria transportado em recipientes fechados, de forma automática sem a necessidade de intervenção humana no processo.

A IBM pretende que este drone seja utilizado nos locais de trabalho de forma a manter os trabalhadores concentrados nas suas tarefas.

Até 2017, a IBM contou com 9043 patentes de ideias nas áreas de cibersegurança, inteligência artificial e tecnologia. Em abril deste ano, a empresa patenteou também um drone capaz de distribuir encomendas.