Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Bombeiros analisam alterações na área da Proteção Civil

Liga dos Bombeiros Portugueses avalia evolução das negociações com o Governo.

Bombeiros analisam alterações na área da Proteção Civil

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) analisa em Conselho Nacional a evolução das negociações com o Governo sobre as várias propostas na área da proteção civil, nomeadamente as alterações à lei orgânica.

Durante a reunião em Pombal, os bombeiros vão debater as propostas enviadas pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e decidir o que vão fazer no futuro.

Esta reunião acontece depois de os bombeiros terem suspendido, até hoje, um protesto que durou 10 dias e passava por não ser comunicada informação operacional aos comandos distritais de operações de socorro (CDOS). 

O presidente da LBP, Jaime Marta Soares, disse à Lusa que existem condições para se realizar uma "negociação calma e séria", sustentando que cabe ao conselho nacional da LBP decidir os próximos passos.

Alterações na área da Proteção Civil propostas pelo Governo geraram tensão com a LBP, com esta a abandonar a estrutura da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) e a suspender a informação operacional por parte dos bombeiros aos CDOS.

Em Castelo Branco, a pianista Maria João Pires termina hoje uma série de sete concertos no Centro de Artes de Belgais, Castelo Branco, num recital partilhado com a pianista de origem arménia Lilit Grigoryan.

O programa é integralmente dedicado a Mozart, e Maria João Pires interpretará a Sonata em Si Bemol Maior K.333, uma das mais importantes do compositor de Salzburgo. Está prevista a interpretação das sonatas a quatro mãos K.19d e K.521, assim como da Fuga em Sol menor K.401 e da transcrição da peça para órgão K.594.

Este ciclo de recitais teve início no passado dia 14, com programas dedicados em particular a Mozart e Chopin. 

A informação dos recitais consta da página oficial do Centro de Artes de Belgais, uma propriedade rural em Escalos de Baixo, onde anteriormente funcionou o Centro Belgais para o Estudo das Artes, fundado por Maria João Pires.

Em Lisboa, o bailado "La Bayadère" é apresentado hoje, pelo Royal Ballet, com a Orquestra Da Royal Opera House, numa transmissão da Royal Opera House, a partir das 16:00, no Centro Cultural de Belém.     

Com coreografia de Natalia Makarova segundo Marius Petipa, e música de Ludwig Minkus, com orquestração de John Lanchbery, "La Bayadère" fala de uma bailarina do templo e do príncipe que a ama, mas que acaba por se casar com outra.

"La Bayadère" foi interpretado originalmente pelo Teatro Bolshoi, em São Petersburgo, em 1877, e ao longo do século XX foi interpretado regularmente na antiga União Soviética. Manteve-se desconhecido do mundo ocidental até 1961, quando o Kirov Ballet realizou uma digressão na qual interpretava a cena O Reino das Sombras. Natalia Makarova era ainda criança quando viu "La Bayadère", em São Petersburgo (na altura Leninegrado), tendo criado esta produção em 1980.

No futebol, os dois últimos semifinalistas da Taça da Liga vão ser conhecidos e juntar-se aos já apurados Sporting de Braga e Benfica, com a definição dos grupos C e D, em que estão ainda na corrida seis equipas, entre as quais FC Porto e Sporting.

Vencedor da prova na edição passada, o Sporting complicou o seu apuramento quando perdeu na segunda jornada do grupo D na receção ao Estoril Praia, da II Liga, resultado que ditou a saída do técnico José Peseiro.

Os 'leões' precisam de vencer nesta terceira jornada em casa do Feirense, que só precisa do empate para seguir em frente, mas o triunfo pode não chegar ao novo treinador do Sporting, o holandês Marcel Keizer, já que, caso os estorilistas vençam na Madeira o já eliminado Marítimo, o grupo pode ter de ser decidido na diferença de golos.

O FC Porto também não garantiu ainda a presença na fase decisiva da prova, com os 'dragões a necessitarem de vencer em casa do Belenenses SAD para seguirem em frente, mas, neste caso, também a questão dos golos pode ser importante, uma vez que estão igualados com o Desportivo de Chaves, que recebe o Varzim, da II Liga.

Os poveiros ainda não estão afastados da 'corrida', precisando de vencer a equipa 'flaviense' e esperar que o FC Porto não ganhe o seu compromisso.