Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

A última Super Lua do ano dá as boas vindas à Primavera

A Super Lua vai estar maior, mais brilhante e mais perto da Terra.

A última Super Lua do ano dá as boas vindas à Primavera

A Primavera começa com outro encanto, com uma noite iluminada pela terceira e última Super Lua do ano, maior, mais brilhante e mais perto da Terra.

Nesta noite, de 20 para 21 de março, a Super Lua impõe-se no céu e, em Portugal, nasce primeiro no Porto às 18h13, em Lisboa às 18h17, em Ponta Delgada às 18h27 e no Funchal às 18h53. 

A fase da Lua Cheia deverá ocorrer esta madrugada, 21 de março, às 01h43, segundo indica o site do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

De acordo com o Observatório, a Lua vai nascer “no quadrante nordeste, contando de Sul para Este”.

Este fenómeno de super Lua é provocado “pela ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da presença da Lua no perigeu (ponto da órbita da Lua, em que esta se encontra mais próxima da Terra)”, explica o OAL. 

Ontem, 19 de março, a Lua atingiu o perigeu às 19h47 e estava a 359 377km da Terra. Neste ponto, a Lua Cheia é “14% maior e 30% mais brilhante do que quando acontece no apogeu”.

O OAL aconselha a observar a Lua perto do horizonte, de modo a que parece maior, “com um aumento extra de cerca de 5%. Este ultimo efeito é apenas uma ilusão óptica e desaparece quando a Lua sobe no céu.” 

A próxima Super Lua só deverá ocorrer em março do próximo ano, mas o OAL disponibiliza uma lista das Super Luas até 2050, e sublinha as de 2031 e 2034.