Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Rui Correia é o professor do ano

O docente de História das Caldas da Rainha foi o vencedor do prémio "Global Teacher Prize Portugal" de 2019.

Rui Correia é o professor do ano
Nuno Ferreira Santos

Rui Correia, professor na Escola Básica de Santo Onofre das Caldas da Rainha, é o vencedor da segunda edição do "Global Teacher Prize Portugal" 2019.
 
O docente de História, que tem 120 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, foi o escolhido de entre os dez finalistas, eleitos por um júri presidido por Afonso Mendonça Reis (que integra o júri do prémio internacional) e pelo professor Álvaro Laborinho Lúcio (como presidente honorário), composto ainda por Pedro Carneiro, Sara Rodi, João Brites e Eduardo de Sá.

"A distração faz parte da aprendizagem"

O "Global Teacher Prize" é o prémio que distingue anualmente os melhores professores em todo mundo. O vencedor da edição portuguesa deste ano foi Rui Correia, cujas metodologias interativas e descontraídas contribuem para a otimização dos ciclos de atenção dos alunos.

O professor recorre a ferramentas simples, promovendo atividades práticas constantes nas suas aulas e soluções criativas. Faz uso de várias técnicas para captar a atenção dos alunos, como por exemplo as páginas amarelas, onde os alunos devem fazer um resumo do que é dado a cada 15 minutos, mini whiteboards, dados de 30 faces para promover a participação de todos ou ainda de copos "semáforo" para obter, em tempo real, reação do entendimento dos alunos. 

 

 

"Se soubermos criar desafios realmente interessantes para os alunos é muito complicado que eles não se interessem. As minhas estratégias são muito low-tech [com pouca tecnologia] e humanizantes na relação e proximidade com os alunos o que torna muito fácil fazer uma boa gestão dos ciclos de atenção dos alunos", explicou.

Rui Correia recebeu um prémio de 30 mil euros que será aplicado no desenvolvimento deste projeto, que "vai caminhar no sentido da versatilidade do espaço de aula".

"Acredito que os alunos podem sair à rua e trabalhar em vários espaços que permitam garantir a focalização dos alunos”, afirmou o docente.

 

 

Durante a cerimónia de entrega do prémio Global Teacher Prize foi também atribuída uma menção honrosa à professora Maria Inês Rodrigues, pelo sua metodologia de aprendizagem baseada na resolução de problemas reais, que já foi replicada em várias escolas do continente africano.