Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Suécia recusa tratamento especial ao rapper preso A$AP Rocky

Apesar do pedido de Trump, Primeiro-Ministro sueco mantém-se intransigente no respeito pela lei.

Suécia recusa tratamento especial ao rapper preso A$AP Rocky

A atual situação prisional do rapper norte-americano A$AP Rocky, que aguarda julgamento num estabelecimento de Estocolmo desde 3 de julho, está a gerar um conflito diplomático entre a Suécia e os Estados Unidos, ao ponto do Presidente Donald Trump intervir, tal como deixou claro num tweet: "|Tive um telefonema muito produtivo com o Primeiro-Ministro sueco Stefan Löfven que me garantiu que o cidadão americano A$AP Rocky será tratado de forma justa. Da mesma forma, assegurei-lhe que A$AP não era um passageiro aéreo perigoso e ofereci-me para garantir pessoalmente a sua fiança, ou uma alternativa..."

 

Mas em comunicado, o primeiro-ministro sueco foi fiel à intransigência do Estado escandinavo, na igualdade perante a lei e no princípio do poder tripartido, onde o poder executivo que compete ao seu governo não deve interferir no poder judicial, argumento semelhante ao apresentado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros, Margot Wallström, em resposta à pressão exercida por Washington neste caso.

ASAP Rocky arrisca uma pena de prisão que pode ir até aos seis anos. O músico enfrenta uma acusação de assalto a um homem e de envolvimento numa rixa de rua, num incidente em Estocolmo ocorrido a 30 de junho. Este aprisionamento teve como consequência imediata a interrupção da digressão europeia que ASAP Rocky estava a cumprir.

Estalou também a polémica, lançada pelo site TMZ, quanto às condições da prisão onde tem estado ASAP Rocky: falta de limpeza de fezes (arremessadas), água não potável e comida de má qualidade. 

Entretanto, em solidariedade com ASAP Rocky, outros membros da comunidade de hip hop já se manifestaram. Tyga cancelou um espetáculo na Suécia, país que Tyler, the Creator vai passar a boicotar na sua agenda ao vivo.

 

 

Justin Bieber aproveitou esta interferência de Trump no caso judicial de ASAP Rocky para mandar um recado ao atual ocupante da Casa Branca sobre as más condições de algumas prisões nos Estados Unidos: "Quero o meu amigo fora [da prisão]... Aprecio que o queira ajudar. Mas enquanto está envolvido nisso, será pode libertar esses miúdos para fora destas jaulas".