Ai Destino, Ai Destino
Temporada 1
Turquia com Luísa Barbosa
Uma semana no mar e outra semana em terra. A viagem mais excêntrica de Luísa Barbosa, locutora da Rádio Comercial, em estilo road trip de Ancara até Istambul.
Descreve a Turquia como se fosse um postal...
Eu pensaria numa aguarela, mas uma aguarela muito variada. Passei pela Capadócia, com aqueles amarelos e laranja torrados, mas também passei por Pamukale, que é um planalto, e lá em cima é completamente branco porque há umas nascentes de água que deixam sedimentos calcáricos e é como se estivesse sempre cheio de neve. Istambul está cheio de cores, as especiarias... por isso teria de ser uma aguarela muito colorida.
Experiências a não perder...
Toda a gente fala da Capadócia, mas eu recomendaria Pamukkale. É menos conhecido, mas é interessantíssimo. Foi criado pelos romanos e é muito giro andares a caminhar na água quente. Depois, é em Istambul que tudo acontece. Têm de ir ao mercado de especiarias, com caixotes cheios de especiarias. O Grande Bazar é dos maiores mercados cobertos do mundo e lá encontras chicha, candeeiros, tapetes... A Mesquita Águia Sofia e a Mesquita Azul... A cisterna da Basílica, onde já foram gravados filmes do James Bond... Um banho turco... Os dervixes sufis... A experiência em mar foi muito interessante porque tínhamos uns amigos com carta de marinheiro e, como éramos uns vinte amigos, alugámos dois veleiros, o que acabou por não ficar nada caro. O mar é lindo e a costa é linda.
O que comer...
Isto foi antes dos Zomatos, por isso mais do que procurar um sítio específico nós quisemos experimentar coisas diferentes: a Baklava, o chá, a chicha (recomendo o tabaco de maçã), as dolmas (arroz e frutos secos enrolados em folhas de videira) e depois, claro, as koftas, aquelas almôndegas turcas.
Imagens de marca da Turquia...
As mesquitas. É um sítio particularmente interessante porque arquitectonicamente é completamente diferente do que estamos habituados, por ser uma mistura da Europa e Ásia. E depois o Estreito do Bósforo, que é o que separa a parte de Istambul europeia da Istambul asiática – acho que devem fazer esse passeio de ferry. É algo que vem logo à mente quando pensas em Istambul, veres as margens diferentes da cidade. Ah, e os gatos por todo o lado, sobretudo nas marinas!
Uma música para quando o avião aterrar..
“Here I Go Again On My Own”, dos Whitesnake.
Um livro para ler no caminho...
O guia, porque há muita coisa para ver. Ou um bom mapa.
A Turquia numa palavra (de preferência na língua local)...
Tesekkür ederim! Quer dizer “obrigado”!
----
Todas as semanas, a Rádio Comercial dá-lhe o roteiro perfeito para a sua viagem.
Descarregue o podcast e apanhe boleia com a Comercial.
Sempre à segunda-feira, um novo episódio com histórias de viagens vividas pela equipa da Rádio Comercial e também por personalidades da música e cultura.
Com ANA MARTINS, locutora - e guia turística noutra vida.