Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.
Ana Gomes (com Exclusivo Online)

Era o que Faltava

Temporada 3

03 novembro, 2021

Ana Gomes (com Exclusivo Online)

A ex-eurodeputada esteve à conversa com João Paulo Sousa e Ana Martins!

“Os direitos humanos não são de esquerda nem de direita, são de gente decente”

Ana Gomes, ex-eurodeputada e política, esteve no Era o Que Faltava para uma conversa com João Paulo Sousa e Ana Martins.

A jurista afirmou que “não há causas justas por que não seja imperativo lutar”. Explica o porquê dizendo que: “se são justas, vale apena lutar por elas, mesmo que pareçam muito longínquas”. Ana Gomes deu também exemplos de lutas por causas: “Ao longo da minha vida tive a sorte de ver várias situações em que cada um de nós parecia impotente contra elas, desde logo viver na ditadura antes do 25 de abril, parecíamos sufocados pela impotência, mas, no entanto, foi possível acabar com a ditadura em Portugal. Portanto, se as causas são justas, então vale a pena lutarmos por elas”.

A questão dos direitos humanos foi também um tema abordado pela entrevistada: “os direitos humanos não são de esquerda nem de direita, são de gente decente. Quem é decente. Eu trabalhei como muita gente de direita e de esquerda, democrata, naturalmente, que percebe que a questão dos direitos humanos é uma questão básica de civilização”.