Era o que Faltava
Temporada 3
David Cristina
“Andar aí a dormir com pessoas, tem o problema de quando chegamos a casa estamos ainda mais vazios do que estávamos antes”
É recém solteiro e bastante cobiçados por muitas! Estudou Genética do envelhecimento na universidade, mas a ciência do amor, essa não dominou. É humorista há mais de uma década e marca presença, com frequência, no Lisbon Comedy Club. Diz que é um “Animal de Palco” e que o seu tema favorito é falar sobre si mesmo. Foi precisamente isso que David Cristina veio fazer ao Era O Que Faltava, com João Paulo Sousa e Ana Martins!
O humorista tem a ironia e o humor na ponta língua, mas isso não o impede de falar com seriedade. Falar sobre o divórcio não é um problema. Porém, David Cristina garante que a ideia de separação é muito romantizada e está associada a uma ideia, para si errada, de melhoria de vida: “o sofrimento que nós temos depois do divórcio, é muito superior ao prazer que tiramos antes”. O convidado realça que, à exceção de relações tóxicas, se deve “antes de tomar uma decisão tão importante como essa (…) valorizar o que se tem”.
Ficar sem os filhos na semana em que vão para mãe, é a maior dor que David Cristina sente. Diz que, nesses momentos, opta por viajar (para a distância não custar tanto) e garante até que os brinquedos espalhados pela casa deixam saudade. A Maria e o Miguel foram e serão a sua prioridade. Neste sentido, David Cristina deixa a nota de que, a sua futura relação, tem de ser com alguém que já seja mãe, pois será mais fácil aceitar e lidar com o “pacote”.
Andou no Tinder durante três semanas e teve alguns encontros. Histórias desse tempo, são mais que muitas. O último date que teve, foi com uma mulher, cuja última frase ditou não só o fim de uma relação que ainda não tinha começado, mas também o desencanto de David Cristina pela aplicação: “o meu maior problema não é o álcool, é a cocaína”. Apesar de brincar com as mais diversas situações insólitas que viveu, explica que dates são um lembrete daquilo que perdeu: “essas coisas de andar aí a dormir com pessoas, na verdade, tem o problema de quando chegamos a casa estamos ainda mais vazios do que estávamos antes. Porque temos parte da intimidade preenchida, mas aquela parte que nos falta, mesmo, não está. Então é tipo um lembrete daquilo que não temos”.
O cocriador do podcast, e agora também livro, “Separados de Fresco” diz que “não há razões erradas, para ficarem juntos, desde que não sejam tóxicas”. David Cristina diz que tanto é nobre a separação que visa a felicidade de cada elemento do casal, como uma relação que se mantenha pelos filhos, “não devemos julgar”.
David Cristina conclui que o divórcio “é um processo muito sofrido e faseado” que exige um luto: “Tens de fazer vários lutos durante o divórcio: o luto da casa onde viveram, o luto do projeto de vida”, etc. Este é um período de adaptação onde as responsabilidades mudam e onde o jogo de cintura com os filhos é o maior desafio.
David Cristina vai subir aos palcos da capital e da Invicta em janeiro e fevereiro de 2022, com o espetáculo “Animal de Palco”. O comediante reserva também um novo projeto para 2022; mais um podcast com a Pipoca Mais Doces, o “Pijaminha de Cenas”.