Era o que Faltava
Temporada 3
Karyna Gomes
“As mães têm o poder de educar os filhos para não serem machistas”
Karyna Gomes é uma voz ativa da condição feminina africana e veio ao Era o Que Faltava falar sobre o poder da música, mas sem esquecer as causas que a movem. Preocupada com a educação dos mais novos, revela que esse é o primeiro passo para formar bons cidadãos. “As mães têm o poder de educar os filhos para não serem machistas”.
Na Guiné Bissau, lembra um episódio no qual foi chamada para dar formação a pessoas para fazerem rádios comunitárias. “Como é que eu vou ensinar a um senhor de 80 anos, que comunica desde sempre e fala na língua dele? (…) O que eu vou ensinar a esse senhor sobre comunicar? Eu é que aprendi com ele”.
Ainda sobre as rádios comunitárias, lembra que existiam comunidades em que as mulheres não tinham voz na rádio porque era considerado “fora da realidade”. Com a chegada de Karyna, “eles aceitavam porque na minha realidade as mulheres podiam falar e recebiam-me com amor”.
A artista destaca o poder da rádio e uma frase que lhe foi dita pelo maior radialista senegalês: “A tela da rádio é maior do que a televisão porque tem o tamanho da nossa imaginação e a nossa imaginação não tem fim”.