Era o que Faltava
Temporada 4
Gustavo Jesus
"O homem sofre com o que já aconteceu e com o que nunca chegou a acontecer"
Gustavo Jesus é médico psiquiatra e autor do livro “300 mil Anos de Ansiedade”. Temas tão atuais como ansiedade e depressão não são coisas novas para a humanidade, mas o que nos falta saber sobre o assunto para podermos dominá-lo? E será possível não deixar que nos controle? Quando e como é que uma emoção se torna uma patologia? E quais as reais diferenças entre estar triste e estar deprimido?
“Quando a pessoa tem depressão mesmo, não é só um estado de tristeza transitório, e estou mesmo doente, é necessário tratamento e, nesses casos, é muito angustiante tu ires às redes sociais e deparares-te com soluções milagrosas e desvalorização dos tratamentos", refere o psiquiatra. "Se tiveres um influencer que diga que já passou por coisas muito difíceis, mas que quando começou a comer panquecas de aveia com feno e a beber sumos de melancia com pepino, tudo melhorou e a pessoa conseguia resolver todos os problemas da sua vida, isto é altamente culpabilizante para quem está doente, porque a pessoa que está doente já tentou melhorar de outras maneiras, já tentou fazer exercício, tudo”.
Nesta conversa com Ana Delgado Martins e João Paulo Sousa, Gustavo Jesus também referiu que os anti-depressivos não devem ser diabolizados: “Uma coisa que me irrita bastante é esta coisa de ‘eu não gosto de químicos’, porque a própria água é um químico, é H20. E mais irritante do que isto são as pessoas que não gostam de químicos, mas gostam de fumar ganzas”.