Era o que Faltava
Temporada 4
Júlio Machado Vaz
“O que é isso de eu melhorar porque vou falar com um tipo?”
“O que é isso de eu melhorar porque vou falar com um tipo? Ainda por cima vou ter de lhe contar a minha vida toda! E como é que falar com ele ou com ela me vai melhorar? Numa altura em que a Saúde Mental está mais do que na ordem do dia, Júlio Machado Vaz veio ao Era o que Faltava. O psiquiatra explica que, no início da carreira, o próprio pai, também médico, ficava espantado com o facto de uma conversa servir de terapia a alguém: “Olhe, eu tive isso em minha casa, meu pai ficava fascinado e genuinamente interessado. E perguntava “palavra meu filho? E eles vêm e falam consigo e depois ficam melhor?”.
Nesta conversa com o João Paulo Sousa e a Ana Martins, o psiquiatra explica que não é adepto da medicação imediata e fala sobre a dificuldade do desmame dos antidepressivos. “A pessoa tem medo de largar a pastilha, a pessoa lembra-se como é que se sentiu e como melhorou.”
Júlio Machado Vaz fala ainda sobre o facto da Saúde Mental estar ligada a fatores socio-económicos: “Se alguém não tem a certeza se o dinheiro chega até ao fim do mês, como é que nós podemos esperar que a Saúde Mental não sofra no meio disto?”
Nesta conversa, fala-se ainda de música. Machado Vaz dá o exemplo de Bruce Springsteen, que confessou na biografia que tinha depressão, dá o exemplo do clube dos 27 que se "extraviou" também por não ter apoio psicológico.