O Sentido da Vida
Temporada 1
28 abril, 2025
Superar traumas, com Melanie Tavares
"Devemos chorar, as pessoas têm muito medo de estar tristes e de chorar, mas estar triste é adaptativo".
Melanie Tavares é psicóloga e acaba de lançar o livro "De Tanto Sofrer, Esqueci-me de Viver - Não deixe que os traumas e as feridas emocionais condicionem a sua vida". Ela sabe do que fala - aos 10 anos, Melanie Tavares presenciou a morte súbita de uma amiga, um evento traumático que moldou a sua vida e as suas escolhas e que fez com que, anos mais tarde, se dedicasse à Psicologia.
Na sua vida, têm sido muitos os desafios, incluindo um filho já adulto com síndrome do X-frágil: "Não partilho nada da ideia de que sou uma abençoada porque o meu filho tem uma deficiência, porque isso implica que ele esteja numa condição desfavorável para eu ser abençoada. Nós não somos abençoados porque alguma coisa nos corre mal. Agora, que eu acho que o Martim teve sorte na família em que calhou, e eu tive uma sorte tremenda de ter o Martim em vez de outro menino qualquer que eu não conheço, isso não tenho dúvida nenhuma", diz a psicóloga.
"O sentido da vida é vivê-la, mais à esquerda ou mais à direita, com mais apertões, com mais largueza, com mais inspira respira não pira, com mais afetos, mas é esta construção também das coisas más que nos acrescentam: aprendizagem, vivências, calo. Nós quando temos um calo já não dói".