"Cosmonauta" PJ Harvey cita Carl Sagan em nova canção
'Voyager' é uma achega para o álbum que a indie-rocker está a preparar.
PJ Harvey lançou hoje a sua primeira nova canção em três anos, de título 'Voyager', e que funciona como um prenúncio para aquele que vai ser o seu 11º álbum em nome próprio, e no qual já está a trabalhar.
É a primeira vez que PJ Harvey faz uma canção sobre o espaço e em que utiliza de forma massiva os sintetizadores, cruzando-os com o som de orquestra.
A música é sobre as sondas espaciais da NASA, Voyager, que flutuam no espaço há quase cinquenta anos, quando aproveitaram em 1977 um alinhamento raro entre os planetas Júpiter e Saturno.
Na letra de derivação abstrata de ‘Voyager’, PJ Harvey cita uma das designações da Terra pelo mítico astrónomo Carl Sagan: “a pale-blue dot”. “Gostei muito de pesquisar a história e a viagem das sondas Voyager 1 e 2, e fiquei feliz por poder citar o grande Carl Sagan na música, e a sua famosa descrição do nosso frágil e belo ‘pálido ponto azul’”, descreve PJ Harvey, em mensagem publicada nas redes sociais.
A música partiu de um desafio proposto pelo físico inglês Brian Cox, para o seu espetáculo “Emergence” sobre o espaço. O Professor Brian Cox é também músico e participa na gravação de ‘Voyager’ de PJ Harvey, tocando sintetizadores. A outra tocadora de sintetizadores é a própria PJ Harvey que, ao longo da sua carreira, tem experimentado vários instrumentos, desde o saxofone, à autoharpa e o próprio piano, apesar do seu instrumento principal ser a guitarra elétrica.
