Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Kanye West usa camisola White Lives Matter

Rapper usa essa mensagem em desfile de moda em Paris.

Kanye West usa camisola White Lives Matter
Mark J. Terrill (Associated Press)

Fértil em surpresas, Kanye West volta a dar que falar, por ter usado nas costas de uma camisola preta a mensagem White Lives Matter [as vidas dos brancos importam], durante um desfile de moda de ontem em Paris, no Paris Fashion Week Show.

Essa camisola faz parte da nova linha de roupas de Kanye West, YZY SZN 9. Ao seu lado, estava a comentadora conservadora e trumpista Candace Owens, usando a camisola branca, com a tal mensagem White Lives Matter, e na frente a imagem estampada do Papa João Paulo II e a frase em castelhano Seguiremos Tu Ejemplo [Seguiremos o teu exemplo].

 

Ainda se desconhece com precisão que ponto de vista Kanye West quererá passar com esta camisola e estes manifestos, mas em todo o caso, a Rolling Stone lembra que a frase White Lives Matter, usada em contraponto com a mensagem original de contestação à repressão policial contra a população negra norte-americana Black Lives Matter, está identificada pela Anti-Defamation League como sendo um slogan de ódio que foi ostentado por movimentos de supremacistas brancos como o Ku Klux Klan e a Aryan Renaissance Society.

Kanye West assumiu-se como apoiante de Donald Trump em 2018 e encontrou-se na Casa Branca com o político republicano, usando um boné vermelho com a mensagem Make America Great Again. O rapper assumiu a sua própria candidatura à Presidência dos Estados Unidos em 2020 e já fez comentários sobre a história do seu país bastante controversos, como quando enquadrou a escravatura de afroamericanos como "uma escolha", em declarações ao TMZ. "Quando se ouve falar da escravatura durante 400 anos. Por 400 anos? Isso parece uma escolha".

Noutras atitudes mais inusitadas, Kanye West interrompeu um discurso de vitória de um prémio MTV da então muito jovem Taylor Swift, tendo afirmado que quem o merecia era Beyoncé. E, anos mais tarde, perturbou outro discurso de receção de um prémio, desta vez Beck, quando este ia vencer o Grammy de Melhor Álbum do Ano, pelo disco "Morning Phase", que Kanye West admitiu mais tarde não ter ouvido. 

O referido desfile da coleção Yzy Szn 9 em Paris foi transmitido em streaming no YouTube, contou com a participação da top model Naomi Campbell (que não vestiu a polémica camisola) e teve como banda sonora o tema 'Always', que é uma colaboração entre Kanye West e o músico inglês James Blake.