Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Sérgio Godinho reage à morte de Jorge Constante Pereira com quem compôs 'É Tão Bom'

O compositor e dramaturgo morreu hoje, aos 81 anos.

Sérgio Godinho reage à morte de Jorge Constante Pereira com quem compôs 'É Tão Bom'

O compositor e dramaturgo Jorge Constante Pereira morreu hoje, 31 de janeiro, aos 81 anos.  

"Amigo e parceiro de José Mário Branco [músico e produtor] e de Sérgio Godinho [cantor e compositor], Jorge Constante Pereira foi o elo entre os dois quando os apresentou em Paris [França], onde ambos estavam exilados, constando ele próprio da lista de presos e perseguidos políticos do tempo da ditadura", contou a família, em comunicado enviado à Agência Lusa. 

Um dos primeiros trabalhos como compositor musical foi para o disco "Cantigas de Ida e Volta", editado em 1975, no qual musicou poemas de autores como Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo e Maria Alberta Menéres. Fausto, Vitorino e Sérgio Godinho foram os cantores que deram voz aos temas do álbum que é um dos primeiros discos dedicados na íntegra às crianças que forma lançados depois do 25 de Abril. Além de ter abraçado uma série de projetos ligados ao teatro, Jorge Constante Pereira musicou canções para séries de televisão infantis, como "A Árvore dos Patafúrdios" ou "Os Amigos do Gaspar", ambas exibidas pela RTP em meados dos anos 80. 

 

Uma dessas canções foi lembrada hoje por Sérgio Godinho, em jeito de homenagem ao compositor. O músico e escritor recordou 'É Tão Bom', tema que fazia parte da banda sonora da série "Os Amigos do Gaspar". Jorge Constante Pereira compôs a música e Sérgio Godinho é o autor da letra. 


"Morreu esta manhã o Jorge Constante Pereira, meu queridíssimo amigo, parceiro, compadre. Não me vou estender em elogios, falarei outra vez dele daqui a pouco tempo. Hoje, dia triste, só queria falar das imensas alegrias que partilhamos, ao longo de uma vida de encontros e trabalhos conjuntos. Hoje, quero só lembrar a canção tema de 'Os Amigos do Gaspar', música dele e letra minha, que diz simplesmente assim: 'É tão bom uma amizade assim, ah, faz tão bem saber com quem contar...' Está tudo dito. Até sempre, Jorge, valeu a pena, valeu mesmo a pena", escreveu Sérgio Godinho nas redes sociais.

O velório de Jorge Constante Pereira vai realizar-se a partir das 13h00 de quarta-feira, 1 de fevereiro, no Tanatório de Matosinhos, no distrito do Porto, seguindo-se depois as cerimónias fúnebres que começam às 16h30.

Terapeuta de Psicomotricidade, formado pelo Instituto das Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça, Jorge Constante Pereira orientou as cadeiras de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, onde dirigiu o Centro de Estudos de Comunicação do Instituto de Investigação Científica. Jorge Constante Pereira dedicou-se desde sempre ao ensino e foi fundador da cooperativa O Fio de Ariana.