Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Ed Sheeran e Legendary Tigerman nos lançamentos da semana

Novos discos também de Filipe Sambado, Jorja Smith e Salvador Sobral.

Ed Sheeran e Legendary Tigerman nos lançamentos da semana
DR

Sai hoje o primeiro album de Ed Sheeran cujo título não é um simbolo matemático. "Autumn Variations" abre um novo ciclo na carreira do cantor, que tem ponto de partida a ideia conceitual da obra do século XIX, "Enigma Variations", do compositor inglês Elgar, em que dedicou cada uma das 14 partituras a um conhecido seu. Sheeran fez 14 canções, cada uma com um amigo em mente.

 

The Legendary Tigerman, a persona de Paulo Furtado, continuam em memorfose, desta virando-se mais para os sintetizadores do que para a guitarra elétrica no novo álbum, "Zeitgeist". Num disco onde estão feridas em aberto, como a dor da perda dos seus pais, Tigerman volta a agregar, tal como em "Femina", um número avantajado de parceiros vocais, sobretudo mulheres, entre as quais, Jenny Beth (das Savages), a repetente Asia Argento ou Catarina Salinas (dos Best Youth). As garras rocker continuam afiadas.

 

Sai nesta sexta-feira o quarto álbum de Filipe Sambado ,"Três Anos de Escorpião em Touro". Trata-se de uma obra visual, em que as músicas se interligam com os vídeos, num álbum assumidamente inspirado nas influências do mapa astral na personalidade do cantor português. O vídeo de 'Caderninho' hoje lançado, conta com a participação especial de Conan Osiris.  

 

De língua solta em várias fluências (português, castelhano e francês) e livre de géneros musicais, Salvador Sobral publica o seu quarto álbum, "Timbre", onde faz uma coisa que tanto gosta: duetos. A irmã Luísa Sobral, o fenómeno francês da Eurovisão Barbara Pravi, o uruguaio Jorge Drexler ou a mexicana Silvana Estrada formam duplas vocais com Salvador Sobral ao longo de "Timbre". Podem ler aqui a nossa entrevista a Salvador Sobral, a propósito deste novo disco.

 

Um dos discos que pode marcar este ano de 2023 pode vir mesmo de Jorja Smith, falamos do seu segundo e novo álbum "Falling or Flying", que confirma-a como um dos maiores talentos de r&b britânico e até do mundo. O conjunto destas 16 músicas tem uma modernidade natural.

 

O quarteto norte-americano Animal Collective lança hoje o seu 12º álbum, "Isn't It Now", com um som mais analógico do que seria de esperar, mas com o laboratório bem vivo, com o psicadelismo sempre a fumegar. E no final, as canções acontecem.

 

Concluimos esta revista parcial dos lançamentos da semana com a menção a mais discos que saem hoje, como os novos álbuns dos Blonde Redhead, "Sit Down for Dinner", de David Eugene Edwards (o mentor dos 16 Horsepower e dos Wovenhand), "Hyacinth", da dinamarquesa Oh Land, "Loop Soup", dos Wilco, "Cousin", da estreante Mae Muller, "Sorry I'm Late", e do projeto SBTRKT, "The Rat Road".