Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Ana Bacalhau agradece às mulheres do 25 de Abril com a canção 'Por Nos Darem Tanto'

O tema foi escrito e composto por A Garota Não. A produção ficou nas mãos de João Só.

Esta quinta-feira, 18 de abril, Ana Bacalhau partilhou o tema 'Por Nos Darem Tanto' - canção que, no ano do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, celebra e agradece às mulheres do 25 de Abril, cujas histórias e vidas "proporcionaram uma vida melhor às novas gerações".   

'Por Nos Darem Tanto' - já disponível nas plataformas digitais - foi escrita e composta por A Garota Não, tendo a produção ficado nas mãos do músico e produtor João Só. O videoclipe foi realizado por Rita Seixas. 

O single "reflete sobre as dificuldades das mulheres, consideradas propriedade de seus pais e maridos durante a ditadura que terminou com a revolução que este ano comemora 50 anos. A música, carregada de força, relevância e emoção, características tanto de Ana Bacalhau quanto d'A Garota Não, celebra e agradece às mulheres que proporcionaram uma vida melhor às novas gerações", refere o texto que descreve o tema. 

Em comunicado, Ana Bacalhau refere que o 25 de Abril trouxe a "dádiva da liberdade" para as várias gerações de mulheres, abrindo "caminhos mais largos e livres" onde podem "caminhar e existir"

A cantora acrescenta que neste tema se procura "olhar para um futuro em que mulheres e homens constroem um mundo melhor lado a lado, de igual para igual", o que "mais que nunca importa cantar".

Já A Garota Não conta, na nota, "que 'algures em 2022', Ana Bacalhau lhe ligou a pedir uma canção que 'contasse uma história'. Aquilo que as une passou para música com naturalidade, visto ambas partilharem um 'lugar comum de desafio, força e combate' em que cabem 'histórias de quem cerrou os dentes e deu o seu melhor', sendo estes homens e mulheres sem receio de que a 'igualdade de condições, prazeres e direitos desvirtuasse a pátria… e a família'".



A capa do single é uma colagem de João Pombeiro "onde cabem várias gerações de mulheres, mas também frases e leis do antes e do pós-25 de Abril, ilustrando o progresso e a contínua luta por direitos e melhores condições de vida até aos dias de hoje".

O terceiro álbum de Ana Bacalhau tem edição prevista para o último trimestre de 2024. Além de 'Por Nos Darem Tanto', o público já conhece os singles 'Orelhas Moucas', 'Não Vás Embora', 'Rapaz!' e 'Fósforo'.