Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Queens of the Stone Age tocam nas Catacumbas de Paris

Caverna com paredes de ossos de esqueletos acolhe concerto da banda de Josh Homme.

Queens of the Stone Age tocam nas Catacumbas de Paris
François Mori (Associated Press)

Os Queens of the Stone Age [QotSA] vão tocar nas Catacumbas de Paris nas próximas semanas (em data a anunciar) – revelou o vocalista e líder Josh Homme em conferência de imprensa no festival gaulês Hellfest.

É a primeira vez que acontece um concerto naquele espaço insólito, uma espécie de vala comum de esqueletos, que forram as paredes do longo corredor de quilómetro e meio, vinte metros abaixo do nível de terra da capital francesa. Josh Homme afirma que há 18 anos que os QotSA estavam a tentar obter autorização para tocarem naquele espaço cavernoso. “Gosto de gravar um disco ao vivo de uma forma um pouco diferente. Com a internet, as pessoas podem ver-nos facilmente a tocar em palco de uma maneira ou de outra. Portanto, eu gostava de fazer algo ao vivo que não costuma ser feito. Depois, lançamos essas versões e deixamos depois que os fãs façam o resto”, declarou Josh Homme.

Consultando o site oficial das Catacumbas de Paris, pressente-se que o concerto especial dos QotSA vá ter que obedecer a regras mais restritas do que o normal. O espaço é desaconselhado a pessoas com dificuldades de mobilidade, dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, visibilidade reduzida, problemas de saúde mental ou que sofram de claustrofobia. O piso das Catacumbas de Paris é escorregadio, só podem estar 200 pessoas no máximo em todo o espaço e há uma enorme escuridão. O circuito é uma via única, com uma só entrada e uma saída. 

Não é a primeira vez que os Queens tocam num espaço subterrâneo. Em 2007, a banda de Josh Homme tocou 600 metros abaixo do nível da terra, mas numa sala própria para espetáculos, um anfiteatro com 340 cadeiras e um palco. Esse concerto aconteceu no complexo subterrâneo das minas de sal de Sondershausen, na Alemanha. Os espetadores tinham que usar capacetes de mineiros. 

Nesse concerto, os QotSA tocaram sentados e de forma mais comedida. Presume-se que o concerto nas Catacumbas de Paris também não vá ter a habitual energia ao vivo do grupo.   

As Catacumbas de Paris eram uma antiga mina, reaproveitada no século XVIII para resolver o problema de sobrelotação dos cemitérios em Paris. As “Catacombes de Paris” têm restos mortais de seis milhões de pessoas, entre as quais, algumas figuras decepadas na guilhotina durante o período "quente" após a Revolução Francesa, como o famoso físico Antoine Lavoisier ou o controverso revolucionário Robespierre.

É de lembrar que os Queens of the Stone Age regressam a palcos nacionais, no Festival Vilar de Mouros, onde tocam a 21 de agosto. O último concerto dos QotSA em Portugal foi na edição de 2023 do NOS Alive, em Algés – podem ler neste link a nossa reportagem.