Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Joshua Tree dos U2 saiu há 30 anos

História de uma caminhada de glória do disco mais popular da banda irlandesa.

Joshua Tree dos U2 saiu há 30 anos

O álbum mais popular dos U2, "The Joshua Tree", saiu há precisamente 30 anos. Recordamos as várias fases da caminhada de glória do disco que inicia o ciclo americanizado da banda de Dublin, completado com "Rattle and Hum". São dez passos, dos preparativos em 1985-86, passando pelos vídeos e palcos, até às salas de cinema em 1988. Mas é em 1987 que a U2mania atinge o seu esplendor e o sonho americano da banda irlandesa se torna real.


Bono e Ali na Etiópia em Setembro 1985
Ainda na ressaca do concerto dos U2 no megavento humanitário Live Aid, dá-se a viagem humanitária de Bono, com a esposa Ali, à Etiópia, amaldiçoada pela fome, que despertou o interesse do cantor pelos ares desérticos – mais tarde concretizado na famosa capa de "The Joshua Tree" no deserto californiano.     
 

 

Clannad & Bono – 'In a Lifetime' (1985)
Durante a pausa sabática após o álbum de 1984 "The Unforgettable Fire", os U2 saem da toca do pós-punk e do new wave onde ainda estavam. Nesta canção com os irlandeses Clannad, Bono vive a experiência sensorial celta – a música de abertura e de fecho do mítico vídeo ao vivo "U2 Live at Red Rocks: Under a Blood Red Sky" (de 1983), 'Theme from Harry's Game', é dos Clannad.
 

 

U2 ao vivo em 1986
A busca da banda pelo rock & roll oldie e pelas raízes folk e blues da música americana dá os seus frutos nas várias actuações da banda de Bono em 1986, incluindo versões de clássicos dos anos 50 como 'C'mon Everybody' ou do tema de Bob Dylan, 'I Shall Be Released'.  
 

 

'With or Without You' – single publicado a 21 de Março de 1987
Puseram a música à frente do comercialismo ao escolherem este tema mais intimista e complexo como primeiro single. A densidade atmosférica e o volume sonoro mais subtil não o impediram de se tornar numa das maiores baladas de sempre dos U2, que ainda hoje tocam o tema. No vídeo a preto e branco, dá-se o primeiro choque da nova imagem de Bono: de rabo de cavalo e colete de cabedal. A dançarina que aparece, Morleigh Steinberg, tornar-se-ia na mulher de The Edge.
 

 

'I Still Haven't Found What I'm Looking For' – single publicado a 25 de Maio de 1987
É o tema que melhor retrata a americanização dos U2 em “The Joshua Tree”, com uma mãozinha nos blues. O vídeo é a caminhada animada do grupo pelas ruas de Las Vegas, horas depois de um concerto dos U2 na capital do jogo.
 


U2 em Madrid, no Estádio Santiago Barnabéu – 15 de Julho de 1987
Foi só nesta The Joshua Tree Tour que os U2 se estrearam em palcos espanhóis, cinco anos depois do concerto no Festival Vilar de Mouros, em Portugal. "Como é que nós nunca tocámos cá antes?", perguntava a si mesmo Bono, incrédulo com a reacção entusiástica no grande estádio do Real Madrid. Com o nosso país fora do roteiro, houve muitos portugueses a deslocarem-se para Madrid, para este concerto.
 

 

'Where the Streets Have No Name' – single editado a 7 de Agosto de 1987
Tal como no disco, era o tema de abertura dos concertos da digressão de Joshua Tree e tornou-se uma das canções mais emblemáticas dos U2. O crescendo e os carismáticos riffs da guitarra de The Edge engrandeceram a música, que mereceu um vídeo que se mistura com o próprio making of, gravado perante o cepticismo da polícia nas ruas de Los Angeles. Os U2 testaram no limite da lei americana o estatuto de banda rock mais popular do mundo e voltaram a passar no exame.

 

Fecho da digressão em Tempe, no Arizona, no Sun Devil Stadium – a 19 e 20 de Dezembro de 1987
Os U2 fecham a histórica The Joshua Tree Tour na cidade onde a digressão começou mais de oito meses antes. Mas agora a banda deu um espectáculo duplo num estádio de futebol americano, perante mais de 110 mil pessoas. Ninguém parava os U2. Bono estava cada vez mais empenhado nos direitos humanos e o tema em baixo que encerra o disco "The Joshua Tree", 'Mothers of the Disappeared', é dedicado ao movimento Mães dos Desaparecidos, contra as ditaduras militares da Argentina e do Chile.
 

 

One Tree Hill – single editado a 7 de Março de 1988
É o quinto e último single do álbum "The Joshua Tree". A canção, hoje um pouco esquecida injustamente, é um tributo de Bono ao seu amigo maori e roadie dos U2, Greg Carroll, que faleceu num acidente de moto em 1986, quando o quarteto irlandês já preparava "The Joshua Tree".
 

 

Rattle and Hum (filme) – estreia mundial a 27 de Outubro de 1988
O filme "Rattle and Hum", onde se apoia o disco sucessor "The Joshua Tree", documenta a experiência americana dos U2 em 1987, durante a bem sucedida digressão de costa a costa. O documentário passa também nas salas de cinema em Portugal. Nunca os U2 foram tão americanos, tanto no som como na imagem.