Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Billy Corgan compara Nirvana aos Boston

'Smells Like Teen Spirit' lembrou-lhe o êxito 'More Than a Feeling', na primeira vez que o líder dos Smashing Pumpkins ouviu o tema dos Nirvana.

Billy Corgan compara Nirvana aos Boston

4 de julho de 1991, Billy Corgan estava com Butch Vig, o produtor dos dois primeiros álbuns dos Smashing Pumpkins. Os dois estavam a contemplar o fogo-de-artifício.

"Queres ouvir o novo álbum dos Nirvana?", pergunta Butch Vig, que tinha acabado de produzir a obra seminal do grunge Nevermind, mas que o mundo só viria a conhecer em setembro. À pergunta de Butch Vig, Billy Corgan responde: "Claro", porque não?

Butch Vig pega no que chamamos em Portugal de 'tijolo' - 'boombox' em linguagem de hip hop - e põe a tocar o famoso 'Smells Like Teen Spirit'. Mal Billy Corgan ouve os carismáticos acordes de guitarra do tema, a sua sensibilidade de fã de hard rock vai ao de cima e pensa imediatamente: "espera aí, isso é o 'More Than a Feeling' dos Boston".

Seis meses mais tarde, quando os Smashing Pumpkins estavam em Tóquio, havia uma actuação dos Nirvana na capital japonesa. "Fomos ver o concerto deles. E há aquele momento em que se pressente que vão tocar o 'Smells Like Teen Spirit'. E o Kurt Cobain começa a tocar o 'More Than a Feeling'", e Billy Corgan lembrou-se da primeira escuta de 'Smells Like Teen Spirit' e pensou: "OK, não estou assim tão maluco".

O melhor é verem em baixo a explicação de Billy Corgan, numa entrevista à Billboard. A seguir, podem comparar 'Smells Like Teen Spirit' a 'More Than a Feeling'.