Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Snow Patrol: raça de touros

Noite no Campo Pequeno considerada "inesquecível" pelo vocalista Gary Lightbody.

Snow Patrol: raça de touros

Esta última atuação da digressão europeia dos Snow Patrol era simultaneamente a primeira em nome próprio da banda norte-irlandesa. Os dois factos deram um simbolismo um bocadinho mais especial ao concerto deste sábado no Campo Pequeno, em Lisboa, com sala cheia. 

A abertura do concerto deu-se com 'Take Back The City', o primeiro sinal do rock aguerrido dos Snow Patrol. O palco muito iluminado com dezenas de lâmpadas laterais e vários holofotes em cima conferia um clarão diurno de acordo com o positivismo das canções. Umas barras luminosas horizontais e avermelhadas quase que poderiam ser confundidas com um aquecimento. Mas a sala já estava com a temperatura alta. 

Só à quarta música, os Snow Patrol se lembram do álbum mais recente, "Wildness", quando tocam 'Empress'. Naquele modo aparentemente convencional, as guitarras estavam sempre ao alto, mas também o piano de Johnny McDaid, que carrega o arranque de um dos pontos altos da noite, 'Open Your Eyes', que leva o vocalista Gary Lightbody a erguer os braços no ar, na procura da aclamação. "Obrigadao", diz o líder do quinteto, enquanto bate repetidamente com a mão fechada no coração, como um futebolista que apaparica o emblema da sua camisola em cima das câmaras depois de marcar um golo.

Após elogiar a beleza de Lisboa, Lightbody graceja que teve nesta sexta-feira um jantar romântico à luz de velas com o guitarrista Nathan Connolly, dedicando-lhe a canção seguinte, 'Run'. Não dava para ver se Nathan Connolly corou mas a canção que atraiu várias estrelas pop (como Leona Lewis) foi a pique nas emoções colectivas, e o guitarrista empolgou-se, acreditando naqueles momentos que poderia ser o The Edge dos U2. A Praça de Touros, que já foi palco de tantos comícios políticos e congressos partidários, registou então o consenso de voto de braço no ar, de tal forma que eram dois por pessoa lá em cima e não um.  

Depois de mais algumas dedicatórias, o rock arrebitado de 'Shut Your Eyes' merece um pingue-pongue de cantoria entre banda e público. Em 'Chasing Cars', é já difícil de encontrar um espetador sentado. E nisto, Lightbody lá volta àquela coisa muito dele de bater com a mão direita no coração. 'You're All I Have' termina a exibição de vigor.

Antes da festança para comemorar o fim da digressão, havia ainda mais dois mimos para dar ao público no encore, o primeiro deles 'What If This Is All the Love You Ever Get?', uma balada monopolizada pelo piano. Para finalizar, a excitação de 'Just Say Yes' não era só por causa do final da digressão, devia-se também à musculatura da alma. Terminava assim a hora e meia de concerto, com a promessa de regresso no verão.