Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

PJ Harvey faz hoje 50 anos

A mais camaleónica das divas indie tem já uma obra que cobre três décadas.

PJ Harvey faz hoje 50 anos
NOS Primavera Sound

Polly Jean Harvey, mais conhecida como PJ Harvey, é a partir de hoje uma cinquentenária. A artista britânica nasceu há 50 anos, a 9 de outubro de 1969, na região campestre de Dorset, no sudoeste inglês.

PJ Harvey é uma das maiores músicas da sua geração, com uma discografia que percorre três décadas quase por inteiro, e é dona de uma das maiores obras autorais de uma artista feminina a solo no mundo do rock.

Soube mudar tanto de imagem como de som, sem neutralizar a sua marca pessoal, que se manteve bastante diferenciada. Rompeu o anonimato em 1992-93 com um rock de garagem cru e um ar ilusoriamente desarranjado, de cabelos húmidos. Tornou-se glamourosa e mais feminina em 1995, com "To Bring You My Love", e as canções aveludaram-se com a atmosfera cabaret. Três anos depois, o seu cabelo encaracolou e as suas canções tornaram-se mais abstratas e ariscas, tomadas por diferentes personagens, no longo "Is This Desire".

No início do milénio, era uma rocker eufórica com a agitação nova-iorquina, voltando a assinar na primeira pessoa, no álbum de 2000 "Stories from the City, Stories from the Sea". Em 2004 soltou ainda mais as suas garras felinas de performer em "Uh Huh Her", com a franja crescida a cobrir-lhe a faceta de bad girl que os tops em palco complementavam. Em 2007, recolheu-se na sua concha, sentada pela primeira vez ao piano, na melancolia de "White Chalk" e num vestido branco que parecia de noiva abandonada. A folk tomou-lhe ainda mais a alma, mas de forma mais aguerrida, em "Let England Shake" (de 2011), numa visão historiadora da sua Inglaterra que vai até às trincheiras da I Guerra Mundial. Nessa altura, a sua cabeça tinha uma lindíssima armação de penas, que pouco mudou em 2016, quando voltou a pegar no saxofone da sua infância e se aninhou numa sala de ensaios tornada instalação artística de museu para semear aquele que é ainda o seu último álbum, "The Hope Six Demolition Project". O seu espírito de intervenção atravessa o Canal da Mancha e expande-se a três pontos sensíveis do globo: os subúrbios da capital norte-americana Washington, o Kosovo e o Afeganistão.

Seguem-se em baixo a videografia de dez momentos sensíveis do seu impressionante percurso. 

1992

1993

1995

1996

1998

2000

2004

2007

2011

2016