Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

IndieLisboa: anunciada a programação do IndieMusic

Documentários sobre o fotógrafo de Johnny Cash, Jim Marshall, e sobre os Rolling Stones.

IndieLisboa: anunciada a programação do IndieMusic
Jim Marshall (cortesia IndieLisboa)

Já é conhecida desde hoje a programação da secção musical do festival IndieLisboa, o IndieMusic. Destaca-se a exibição do documentário histórico sobre o concerto trágico dos Rolling Stones em 1969 no festival de Altamont, "Gimme Shelter". O filme de Albert e David Maysles celebra o 50ºaniversário, o mote para a sua inclusão na programação do festival, que decorre entre 30 de abril e 10 de maio, em várias salas da capital. O malfadado concerto dos Rolling Stones seria marcado pelas ações violentas Hell Angels que provocaram uma morte à facada, a poucos metros do palco.

 

A foto em cima, com Johnny Cash a fazer um gesto obsceno, é uma das mais famosas de Jim Marshall, um dos maiores fotógrafos de música (e não só) do século passado, que captou sob as suas lentes figuras dos jazz como John Coltrane e Miles Davis, a elite da nova folk como Bob Dylan e Joan Baez, e históricos do rock como os Beatles, Jimi Hendrix ou Janis Joplin, em momentos muito especiais. O filme "Show Me the Picture: The Story of Jim Marshall" retrata o seu trabalho e passa no IndieLisboa.

 

Os documentários "Billie", sobre Billie Holiday, "White Riot", sobre o movimento Rock Against Racism liderado por bandas punk como os Clash, e "The Hearth is a Drum", sobre o krautrocker alemão dos Neu!, Klaus Dinger, fazem parte da secção IndieMusic deste ano, tal como o filme original "Aznavour By Charles / Le Regard de Charles", a partir de filmagens amadoras do próprio cantor francês Charles Aznavour (um pouco a lembrar "Everyone Stares", sobre os Police, a partir do ângulo da câmara do baterista Stewart Copeland).

 

É de mencionar ainda alguns documentários portugueses no IndieMusic, como "Caos e Afinidade", sobre a música improvisada portuguesa (incluindo o histórico Sei Miguel), e "SOA", sobre questões sonoras de ruído e de silêncio - antecedido pela curta metragem "Making a Diagonal With Music", sobre a compositora de música electroacústica Beatriz Ferreyra.