Era o que Faltava
Temporada 3
Guel Do It
“Mais importante do que o desenho, são as emoções que possam estar lá envolvidas”
“Tinha colegas que tinham que inventar qualquer coisa para sair à noite e eu tinha que dizer que ia a uma festa ou a uma discoteca para ir pintar”. Miguel Mazeda, mais conhecido por Guel Do It, é graffiti writer desde os 15 anos. Natural de Vila Nova de Gaia, hoje reúne várias obras que pode ver, especialmente, no Norte do país. Mas quando era jovem, tinha de ter um plano para sair de casa: “colocar as latas já fora de casa e ir buscá-las pelas traseiras”.
Pintou o maior mural de Arte Urbana de Vila Nova de Gaia, com 500 metros quadrados, mas, para Miguel, “mais importante do que o desenho em si ou a parte artística, é as emoções que possam estar lá envolvidas”. Se lhe perguntam qual o seu melhor trabalho, afirma: “os que me tocam mais são aqueles que tiveram um contexto mais emocional, que foi mais importante para alguém, às vezes pode nem ter sido para mim...”
Nesta conversa com João Paulo Sousa e Ana Delgado Martins, o artista visual contou algumas histórias associadas ao "grafitti writting". Quando estava a pintar o mural de homenagem aos profissionais da saúde, uma senhora partilhou “que o marido, que já não está entre nós, infelizmente, na altura estava acamado no Hospital de Gaia. Uma das forças que ela lhe dava era ‘então, tens de ficar bom! O mural ainda não está pronto, tens que ver aquilo pronto’. Isso mexeu um bocado comigo e achei: aquilo realmente tem um valor para além daquilo que uma pessoa está à espera e isso foi muito bonito para mim”.