Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

No São João o melhor é deixar o carro em casa

A noite mais longa do Porto e Gaia está a chegar.

No São João o melhor é deixar o carro em casa
CM Porto

A poucos dias da noite mais longa do ano, as câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia recomendam que o melhor é deixar "o carro em casa ou nas proximidades das redes de transportes públicos".

As limitações à circulação começam já durante a noite de sábado com a montagem do fogo de artificio na Ponte Luis I, que está previsto durar 16 minutos.

No domingo, dia 23 de junho, estão previstos condicionamentos à circulação em vários pontos da cidade.

O trânsito no tabuleiro inferior da Ponte Luis I vai ser cortado a partir das 19h00 e assim permanece durante a madrugada, retomando apenas quando estiverem concluídas as operações de limpeza e verificadas as condições de segurança.

Entre as 22h30 de domingo e a 01h00 de segunda-feira, a circulação pedonal no tabuleiro inferior será cortada e retomada "caso as condições de segurança estejam garantidas". No tabuleiro superior, a circulação pedonal vai estar cortada entre as 14h00 de domingo e as 04h00 de segunda-feira.

Entre as 23h30 de dia 23 e a 01h00 de dia 24 é interrompida a circulação do metro no tabuleiro superior da ponte.

A Ponte do Infante vai ser encerrada ao transito a partir das 19h00. Os transportes públicos estão impedidos de circular naquela ponte entre as 22h00 de domingo e as 03h00 de segunda-feira.

A partir das 20h00 de dia 23 e até às 08h00 de dia 24, o transito no centro do Porto está interdito à circulação automóvel em zonas como a Cordoaria e Boavista (ligação Palácio Cristal e Casa da Música), locais onde serão instalados os palcos.

Também a Avenida Paiva Couceiro, até à rotunda do Freixo, e a marginal até ao cruzamento com a Rua da Restauração vão estar cortadas ao transito durante o mesmo período.

Em Gaia, o transito vai ser interrompido entre as 19h00 do dia 23 e as 08h00 do dia 24 em várias artérias como a Avenida Diogo Leite, Avenida Ramos Pinto, Largo Luís I, Rua Rocha Leão, Calçada da Serra, Rua Casino da Ponte, Rua da Fervença, Rua General Torres (entre o Largo Luís I, a Via da Misericórdia e a Rua Daniel Serrão).

No comunicado, o município indica que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) não vai circular entre as 19h00 de dia 23 e as 06h00 de dia 24 na Ponte Luis I.

No caso do Metro do Porto, a estação do Jardim do Morro vai estar encerrada entre as 14h00 de domingo e as 04h00 de segunda-feira. Não há circulação entre General Torres e São Bento entre as 23h30 do dia 23 e a 01h00 do dia 24.

Quanto ao lançamento dos típicos balões de São João, a Autoridade Nacional de Aviação Civil lembra que a largada só é permitida entre as 21h45 do dia 23 de junho até à 1h do dia 24 de junho, período no qual o espaço aéreo do Aeroporto Sá Carneiro vai estar temporariamente encerrado para garantir as condições de segurança.