Era o que Faltava
Temporada 3
David Sobral
“É mesmo muito importante olhar para o céu para nos mantermos humildes”
No último Era o Que Faltava da terceira temporada falamos de estrelas, galáxias e do imenso universo com David Sobral. O astrofísico garante que as pessoas seriam mais felizes se olhassem mais vezes o céu porque isso é um ponto que nos une. “É mesmo muito importante olhar para o céu para nos mantermos humildes”.
David Sobral confessa que há 100 anos a realidade no que toca ao estudo do universo era muito diferente e tinha menos recursos. “É uma área muito recente. Até há cerca de 100 anos a minha profissão não existia de todo porque achávamos que a nossa galáxia era o nosso universo inteiro”.
O astrofísico revela que nestes tempos será impossível estabelecer contacto com qualquer outra civilização. “Talvez daqui a dezenas milhares de anos, quando ouvirem esta emissão (…) o que pode acontecer é recebermos uma emissão, mas mesmo que recebêssemos esse sinal e enviássemos algo de volta, a distância é mesmo muito grande”.
Nesta conversa com Ana Delgado Martins e João Paulo Sousa, David Sobral diz acreditar que a ciência é feita de erros perfeitamente normais e que acontecem a toda a hora. “A ciência só se prova pelo erro, só assim é que chegamos a algo melhor”.
David Sobral tem um novo livro, “Qual é o nosso Lugar no universo?”, que nos leva numa verdadeira viagem cósmica pelo mundo da astronomia em busca das nossas origens.