Era o que Faltava
Temporada 3
Luís Simões (com Exclusivo Online)
“Enquanto a nossa rotina nós chutamos um bocado para canto, em viagem não tens essa liberdade, tens de resolver e tomar uma decisão”
O nosso convidado de hoje deixou a casa para viajar o mundo e desenhar. “Não aguenta três meses” diziam-lhe. Mais de 45 países depois, milhares de quilómetros percorridos de bicicleta e muitos desenhos, já la vão quase 10 anos desta Worldsketching tour. Hoje, Luís Simões está no estúdio da Comercial! Se veio de bicicleta? Não sabemos, mas sabemos que quando esteve no Cabo Norte, o viajante “estava a ver o sol da meia-noite e parecia um entardecer ainda! Eu despi-me todo, agora ainda vai ser mais esotérico, pus-me em frente daquilo e disse: “é isto, a vida é isto!”.
Ao falar sobre o estilo de vida que leva, Luís Simões explica que: “eu não quero exagerar e dizer que o viajante é melhor do que alguém que tem o seu próprio emprego e tem a vida estável, não é bem essa a ideia! Ainda que seja “uma mensagem que eu gosto de passar” Luís Simões acredita que “é mais como nós ultrapassamos os problemas e enquanto a nossa rotina nós chutamos um bocado para canto, em viagem não tens essa liberdade, tens de resolver e tomar uma decisão”.
E qual é a verdadeira viagem, Luís? “Essa é que é a viagem, nem é tanto os cinco anos depois ou os cinco continentes, é essa viagem interna de descobertas, de coisas únicas, que nunca arrisquei fazer antes porque estava no meu porto de abrigo, essa é a viagem”.