Era o que Faltava
Temporada 3
Mafalda Mota
"A magia das coisas simples que contamos aos miúdos, mas nos esquecemos de contar a nós mesmos"
“Eu vejo nas histórias infantis um poder que é um bocado esquecido nas histórias para adultos”, afirma Mafalda Mota, ilustradora e escritora." Eu sou adepta de que qualquer adulto deve ler uma história infantil de vez em quando porque os valores certos estão lá todos! Esta magia das coisas que são tão simples e que nós fazemos questão de contar aos miúdos, mas que nos esquecemos de contar a nós mesmos”...
Mafalda é a autora de Heróis Sem Capa. Tudo começou numa "epifania às 3 da manhã, numa noite em que era impossível dormir. Estava a ler e surgiu uma ideia: vou desenhar porque preciso de libertar a cabeça. Olho para o papel e estava a desenhar os meus tios-avós, as pessoas que eu tinha acabado de perder... Normalmente, é nos momentos mais péssimos da vida que nascem as coisas mais especiais”.
“Percebi que queria fazer alguma coisa que homenageasse pessoas que foram importantes para mim e nasceu o Heróis Sem Capa”, conta a convidada, na conversa de hoje com João Paulo Sousa e Ana Delgado Martins. Este projeto, com 3 livros infantis publicados, procura mostrar às crianças que é possível ser herói de infinitas maneiras: “Eu acho muito importante nós contarmos às nossas crianças e a toda a gente: um herói pode ser um herói uma vez, pode ser um herói duas vezes, pode ser um herói para a vida toda… O impacto não tem de ser grande, pode ser um impacto minúsculo e não deixa de fazer a completa diferença.”